Coaching

Respondendo sobre PNL

Um leitor deste site me fez algumas perguntas sobre PNL. Achei-as bem objetivas e as respondi da forma abaixo.
No entanto, como este tipo de dúvida é bastante comum, optei por postar aqui também as respostas.

======
Olá Antonio, gostaria de saber:
O que é PNL? Pra que serve?
E em quais situações usamos ela?
E como começar a fazer PNL?
Desde já agradeço.
========

A PNL (Programação Neurolinguística) é uma área de estudo prático focalizada no desenvolvimento do comportamento de excelência. Ela usa conhecimentos de várias áreas – psicologia, hipnose, organização pessoal, neurociência, semântica, cibernética – e estrutura tudo em um corpo de práticas.

Para que serve? Para nos tornarmos mais eficientes e capazes de resolver problemas. Para nos comunicarmos melhor – com os outros e conosco mesmos. Para gerenciarmos melhor nossas emoções e toda a nossa mente.

Em que situações podemos usar? O céu é o limite. Pode ser usada para melhorar a aprendizagem. Para situações terapêuticas, como ferramental de psicoterapeutas – superar fobias, traumas, ansiedade. Para comunicação em público. Para líderes e gestores e profissionais da comunicação em geral. Para mães e pais ensinando crianças. Para motivar e para explicar qualquer coisa.

Como começar a usar a PNL? Na verdade, você já a está usando. Inicie com leituras – sempre sugiro ler dois a três livros a respeito antes de fazer algum curso. Eu tenho um artigo dando dicas de alguns livros, veja em
http://www.antonioazevedo.com.br/archives/18

Há muito material sobre PNL disponível na Web. E muitos livros nas livrarias. Depois de uma base como essa, se realmente se interessou e quer se aprofundar, faça um curso. Há centenas de cursos sobre Neurolinguística. Com certeza encontrará algum acessível. Faça um introdutório para conhecer e só depois, se tiver a certeza de que aquilo é para você, invista (ou não) em uma formação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s