comunicacaonaoviolentaEstou fazendo o curso de Resolução de Conflitos da ENAM – Escola Nacional de Mediação e Conciliação do Ministério da Justiça.
É um curso online, está no começo e é bom (*).

Entusiasmado pelo curso, reflito neste momento que o que mais precisamos hoje em dia não é de mais filosofia ou religião – e nem de ações autoritárias ou policialescas de controle e tutela – e nem de queda de governos ou de outra guerra mundial…O que precisamos é, simplesmente, de ensinar a nossas crianças, desde pequenas, como vão encontrar sim diferenças de opinião e que a melhor forma de lidar com isso é com a negociação de interesses e conflitos. E que devem aprender a se comunicar sem agredir o outro.

Por isso, se vocês querem melhorar o mundo, aprendam, divulguem a importância e ensinem Comunicação Não-Violenta, Negociação Ganha-Ganha, Resolução de Conflitos, Feedback Positivo e todos estes termos modernos que, no fundo, significam a mesma coisa: o outro não é o seu adversário. O outro é o seu irmão no planeta e tem o mesmo direito que você de estar aqui.

Ah, isso não é religião, e nem filosofia. É simplesmente Ética. E condição essencial para a sobrevivência de nossa civilização.
(*) plataforma Moodle, os muito moderninhos da Web 2.0 podem torcer o nariz para a interface, mas o conteúdo é ótimo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s