Fast Coaching – Dica 1

Fast Coaching –  Dica 1 (Dicas rápidas para seu autodesenvolvimento)
Quer uma boa dica para organizar a sua vida?

Use um aplicativo para celular e anote os seus hábitos de vida e tudo o mais.

Se os anotar – por exemplo, a hora que dorme, a hora que acorda, suas ideias e insights, o que come e quanto faz ginástica – poderá analisar melhor como os seus hábitos e comportamentos influenciam o atingimento de seus objetivos. Assim, poderá implementar mudanças graduais – as mais fáceis e costumeiramente eficientes formas de mudança – ao invés de se debater com “decisões de Ano Novo” que nunca são implementadas. 

Quando usamos um sistema simples e de fácil acesso e consulta, potencializamos a nossa capacidade de observar e analisar a nossa vida. Por que não se beneficiar da tecnologia moderna? Anotar em folhinhas de papel pode ser funcional para alguns casos, mas muitas vezes perdemos as informações justamente pela falta de controle da estrutura a longo prazo. Anotar em um sistema online facilita isso.

Algumas pessoas dizem: “ah, mas eu tenho tudo isso de memória…”. No fundo estão enganando a si mesmas. A memória não é feita para arquivar uma grande massa de dados sem ênfase emocional. Tabelas e textos anotados de forma estruturada servem para isso. Manter uma profusão de informações permanentemente na memória não é uma prova de maior capacidade mental e sim um sinal de que está usando erradamente o seu cérebro…

A atenção consciente é feita para pensar e refletir sobre dados, mas só comporta, conscientemente, uma pequena quantidade de dados a cada vez. Manter muitos dados na memória para análise posterior  é uma distração e um desperdício de inteligência, se você pode arquivar de forma eficiente para analisar depois, no momento que for necessário.

Com um smartphone, uma boa opção é usar o aplicativo Simplenote, que pode ser baixado do da Apple Store (Iphone), Play Store (Google) ou diretamente da página http://simplenote.com/ . É um programa muito leve e de rápida sincronização, onde você pode anotar apenas textos. Há outras alternativas mais sofisticadas, que permite edição de texto, guardar fotos etc, tais como Evernote etc. No entanto podem ser pesados e dependem de uma internet de boa velocidade. E o objetivo aqui é fazer anotações rápidas, não é?

Por exemplo, ao invés de usar diversos programas dedicados, um para controlar as atividades físicas, outro para guardar ideias para textos, outro para controlar minhas metas, anoto em blocos de texto separados do Simplenote. É tão fácil anotar e pesquisar tanto no computador quanto no celular ou em um tablet.

Abaixo um exemplo de como ficam alguns blocos de texto do Simplenote abertos em um computador:

imagemsimplenote

E uma visão similar da listagem em um celular Android:

Simplenote_vistacelular1

O Simplenote é feito para anotar texto puro. Pode até fazer notas públicas com ele ( http://simp.ly/publish/Rybl6g ). Mas não é o seu objetivo principal. Não é um blog. Também não faz tabelas. Se a informação que você quer precisa ser bem estruturada em tabelas, experimente usar o Google Docs ou o Evernote. São aplicativos mais pesado se requer mais banda de internet, no entanto são úteis para uma edição de texto mais apurada.

Experimente. A curva de aprendizagem deste tipo de programa é muito pequena e você não precisará abusar da memória, usando a sua concentração e raciocínio para analisar os fatos e dados já registrados.

Deixe um comentário

Arquivado em Coaching, GTD, Links, Produtividade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s