As 3 Chaves

image

Muitas pessoas conversam comigo sobre seus Sonhos. Costumo dizer três coisas:
“Projeto é um Sonho com prazos”; “Plano é um Projeto com recursos disponíveis  e lista do que fazer”;
“Realização é um Plano com pessoas comprometidas”.
Isso nos leva a concluir que as pessoas são o verdadeiro xis da questão.  Obter o comprometimento delas é que faz a diferença.

Mas como obter este comprometimento? Faz sentido perceber que cada um deve, em seu íntimo,  trabalhar por um alinhamento de seus pensamentos e valores com suas ações. 

Se não o fizeram ainda, existem três perguntas que podemos fazer a nós mesmos ou a pessoas com as quais compartilhamos a intenção e que desejam participar em nossos projetos – sejam parceiros, sócios, empregados, clientes e fornecedores.

Podemos até considerar que estas perguntas são as três chaves para alcançar os Sonhos. Este conceito da Programação Neurolinguística (PNL), resume muito bem como devemos nos preparar para alcançar nossas metas.

As perguntas estão na primeira pessoa, o que facilita a reflexão.  Mas experimente também usar na segunda pessoa, inquirindo outrem. Ficará surpreso com a riqueza de reflexão que permitem.

O “É possível?” nos lembra de sermos realistas e levar em consideração as implicações e dificuldades envolvidas e também listar a quantidade e o nível de recursos que devemos aplicar.

Pensar na viabilidade é acionar o Lado Crítico. Usado com cuidado, nos permite ter êxito. O importante é não permitir que o foco exagerado na análise de viabilidade  impeça o detalhamento positivo do Sonho como um todo.

O “Posso fazê-lo?” nos estimula a apurar a estratégia do que fazer e, também, avaliar se a energia, o dinheiro, o conhecimento e o  tempo são suficientes para executar tudo o que é necessário. Faz com que avaliemos os outros compromissos que já temos e realmente desalojar e realojar as tarefas, para que todas caibam no prazo desejado.

E o “Eu mereço?” significa avaliar as crenças que podem sabotar a execução e questionar também se temos uma predisposição emocional de confiança para a preparação do que pretendemos fazer. Também nos permite calibrar a autoestima e verificar se este Sonho vai mesmo ao encontro dos valores pessoais do que deseja executar e deixar como legado na vida.

Mesmo que seja um projeto curto – fazer um evento, correr uma maratona, emagrecer – conferir o compromisso do projeto e seu alinhamento com tudo o que se quer manifestar na vida costuma ser extremamente produtivo…

Alguns interpretam este último item de maneira “mágica”, à guisa do universo conspirando a seu favor; mas crenças místicas não são intrínsecas à PNL e sim pontos de vista de alguns  entusiastas. O merecimento é uma verificação intuitiva, operada pelo lado criativo, que se certifica se o processo de aquisição do objetivo está bem estruturado.

Memorize estas três perguntas – as 3 chaves. Certifique-se que abriu as três e não só apenas uma.  Assim o caminho para o seu Sonho – e sua transformação em Projeto, Plano e Realidade – estará aberta e poderá ter a certeza de que irá alcançá-lo.

Deixe um comentário

Arquivado em Coaching

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s