Coaching

Você sabe mesmo qual é o seu objetivo?

headquestionsQuando estou fazendo aconselhamento de Life Coaching (Coaching de Vida), muitas vezes peço à pessoa para fazer um “dever de casa”, preparando seus pensamentos sobre suas metas, para adiantar para a reunião semanal e torná-la mais produtiva.

Esta preparação pode consumir às vezes um ou dois dias; mas na maioria das vezes leva semanas até que as pessoas façam bem feito este dever de casa.

Por isso, ocorreu-me que os interessados deveriam ter estas perguntas já préviamente disponíveis, para que se preparem, antes de contratar os serviços de um Life Coach. Assim, optei por colocar estas perguntas neste post, abaixo. Experimente preencher estas perguntas e depois comente se foram úteis a você ou não.

Perguntas de Coaching para ajudar a definir uma meta e formular um Plano de Ação realista e efetivo

Responda cuidadosamente por escrito estas quatro perguntas e terá formulado um PLANO DE AÇÃO que lhe ajudará a pensar em seu futuro e torná-lo o seu presente.
Cada uma das respostas é um passo a mais dentro da pergunta anterior. Na verdade é como se fosse a mesma pergunta, só que cada vez mais complexa. Responder bem a primeira é condição importante para a segunda, e assim sucessivamente.

1 – Qual é o seu objetivo de vida?
Especifique pelas áreas da vida que são importantes para você. Dedique um bom tempo a escrever vários tipos e reflita sobre eles, até sentir que representam o que você pensa hoje. Não se importe se mudar de opinião. Se mudar, refaça o objetivo. O importante é por no papel o seu momento de hoje. E escreva seu objetivo por área. Por exemplo: área profissional, de negócios, cultural, financeiro, artístico, afetivo, saúde física, de realização espiritual. Se possível seja específico e coloque prazos – mas lembre-se que prazos devem ser desafiadores (o menor tempo possível) mas também realísticos (levando em consideração todas as outras coisas que precisa fazer e levar em consideração com o tempo, o dinheiro e o esforço que tem disponível para seus objetivos).
Resposta: 

2 – O que você está fazendo HOJE que contribui para este objetivo?
Se não estiver fazendo nada, pode pensar em pelo menos duas ou três coisas que poderia fazer hoje neste sentido? E não só hoje, mas pode incluir PELO MENOS UMA AÇÂO POR DIA que considere um progresso para pelo menos um dos objetivos que estipulou?
Resposta:

3 – Como saberá se alcançou este objetivo final?
Descreva não só coisas externas – o que PERCEBERÁ acontecendo em sua vida como também como se sentirá, o que pensará e se comportará quando SE TORNAR uma pessoa que atingiu estes objetivos.
Resposta:

4 – Como você saberá que está PROGREDINDO em cada um destes objetivos?
Isto é, como MEDIRÁ o progresso em direção a estes objetivos, em bases semanais, mensais e anuais? Coloque uma descrição objetiva e específica de que estará ACONTECENDO que você saberá que está na direção certa. E também como fará para se alertar se não estiver seguindo suas metas na direção e no tempo que estipulou e o que poderá fazer para CORRIGIR isso, RETOMANDO o caminho correto para o objetivo. Coloque também quanto tempo, esforço, dinheiro e conhecimento acredita que precisará usar para cada uma das etapas – de maneira genérica, é claro. Isto não é preciso, mas lhe preparará para o esforço do caminho. E se perceber se o tempo, esforço, dinheiro e conhecimento necessário for muito maior do que acreditou de início, poderá com antecedência REPENSAR se este objetivo vale mesmo a pena, ou se é melhor refazer o objetivo, focalizando suas energias e recursos em algo diferente.
Resposta:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s