Algumas dicas para ter sucesso nas promessas de fim de ano

ano novoEm contraposição ao post anterior, pode ser que você esteja pensando em começar o ano com novas decisões de vida, tais como perder peso, entrar em uma academia, parar de fumar. Várias promessas demandam muito esforço, tempo e disposição mas a energia que paira no ar sempre ajuda a esperar mudanças, não é?

Não confie apenas nos bons astrais e na disposição positiva do Ano Novo. Aproveite a energia “pra cima” e defina uma estratégia tanto racional quanto emocional que lhe faça chegar aonde quer.

Assuma a responsabilidade
Pare de se vitimizar e botar a culpa dos problemas em algo que lhe aconteceu no passado, na sua genética, no seu temperamento, na sua criação, no ambiente, na política… Se quer fazer algo por você, você é o principal mecanismo para a ação. Use sua imaginação, suas emoções e seu raciocínio, use tudo o que puder e faça o que for possível para alcançar o que quer. Também não se critique, manter uma autoimagem baixa não adiantará nada em aumentar a disposição para a melhoria. Esqueça o passado e foque-se no presente para conquistar o futuro. Mesmo que não possa controlar tudo, é surpreendente a quantidade de coisas que podemos controlar em nossas vidas!

Reduza sua lista
Pense que se cumprir uma só destas metas se sentirá fortalecido para as outras. Melhor cumprir uma só meta que deixar de cumprir dez. Escolha de uma a no máximo três metas e crie um plano para alcançá-las! Pode ser até melhor dividir o ano em partes, deixando cada trimestre para se focalizar em apenas uma meta.

Estabeleça metas “no limite”, nem fáceis e nem impossíveis
O grande problema de quem estabelece metas, seja para mudar o comportamento, a atitude ou seja para controlar um hábito é se autoexigir demais ou cair no inverso, estabelecendo metas tão fáceis que não são motivadoras. Pense em algo que seja um pouco difícil de conseguir mas que não lhe deixe com uma sensação interna de desconforto. Se houver muita dúvida, subdivida a meta em partes menores e se comprometa apenas com a primeira parte. Crescer e se desenvolver deve ser divertido!

Concentre-se nos esforços, não nos resultados
Os resultados finais dependem da ação diária. Reflita ao definir o seu objetivo e especifique qual é o resultado esperado mas, depois disso, concentre a atenção em apenas medir os esforços feitos a cada dia que você considera que, quando feitos regularmente, alcançarão o resultado desejado no prazo que se estipulou. Isto manterá a motivação e ajudará a “chegar lá”.

Estude-se
Cada pessoa deve se autoanalisar e descobrir quais são os fatores que “engatilham” um comportamento ruim. Quando acontecer, anote e pense em maneiras novas de agir naquela situação. Descobrir o que pode desviar a ação para melhor, no momento do “gatilho”, é a chave para a mudança.

Limpe o ambiente de tentações
Pense nos seus hábitos diários e perceba os padrões que lhe estão atraindo para os comportamentos antigos (tais como ver muita televisão, ter muitos doces na geladeira, guardar carteiras de cigarro). Modifique no que for possível, dificultando que a mente automática lhe impulsione na direção errada. Ao invés, encha o ambiente de estímulos positivos, planejados para lhe lembrar da mudança desejada.

Cada dia é um novo começo
Vibre a cada dia que conseguir deixar de lado algo que lhe faz mal, ou praticar um hábito que lhe faz bem. Caso a promessa seja descumprida uma vez, recomece sua contagem sem olhar para trás. Divirta-se em prolongar a fila de “dias bons” até que se tornem infinitos!

Selecione os amigos que dão apoio à meta
Bons amigos não são apenas os bons companheiros de copo, diversão ou cigarro. Compartilhe a sua meta apenas com aqueles que realmente possam apoiar. Cedo ou tarde é hora de mudar hábitos ruins e melhorar a qualidade de vida!

Comemore os sucessos
Quando alcançar a data estipulada para a “meta” (o resultado final), comemore! Diga que você é uma nova pessoa, que é capaz de modificar seus hábitos e comportamentos, que você é dez!

Feliz Ano Novo para um Novo Você!

Deixe um comentário

Arquivado em Produtividade, Tomada de Decisão

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s