Coaching, Tomada de Decisão

Não faça Resoluções de Ano Novo

Tim Brownson é um coach americano que escreve coisas que eu gosto muito. Além de ser fã de Doctor Who, uma paixão que compartilho, ele tem uma visão irreverente que nos faz ver as coisas de maneiras que se tornam libertadoras.

Este texto abaixo recebi na newsletter dele, em inglês. Achei bem interessante e tem tudo a ver com o momento – Dezembro, final de ano, novo ano, novas decisões… Decidi fazer uma tradução – meio porca, eu sei, mas dá para perceber o conteúdo. Enjoy!

Se quiserem ler no original, visitem o site dele em A Daring Adventure (link abaixo). Ele oferece um ebook gratuito, em inglês, sobre organização de metas. Confiram.

Não Faça Resoluções de Ano Novo
Tim Brownson
http://www.adaringadventure.com/

É nessa época do ano em que quase todos os escritores e blogueiros de autodesenvolvimento estão escrevendo sobre resoluções de ano novo e milhões de grandes intenções para que as coisas mudem estão sendo definidas.

Mas, como eu falei em um post recente (*), a intenção não é a maior força para a mudança. Claro que você precisa dela para iniciar o processo, mas é raramente suficiente para levá-lo através dos tempos difíceis. Para isso você precisa de um plano.

Mas antes de falar sobre como formar um plano decente, deixe-me dizer isto: não escreva quaisquer resoluções de Ano Novo. Elas são um desperdício de tempo como a investigação tem demonstrado várias vezes, com apenas 5% sendo duráveis até fevereiro. A menos que você tenha um histórico de estabelecer e bater resoluções de Ano Novo, extirpe a idéia de listá-las e apenas relaxe.

À exceção do ponto de vista cronológico, não há nada especial sobre meia-noite de 31 de dezembro de 2014. Sua personalidade, níveis de compromisso e capacidade de ter sucesso onde talvez você não tiver conseguido anteriormente não vai mudar, não importa o quanto a sua quinta taça de Dom Perignon insista no contrário. Muitas pessoas se sentem um pouco para baixo no início do Ano Novo. As festividades são excessivas, o clima em muitas partes do hemisfério norte é miserável e parece estender-se para sempre. E depois há aquelas contas de cartão de crédito para olhar com toda a despesa do feriado. Se você está procurando fazer algumas mudanças sérias, então você precisa planejar de forma adequada e não apenas se empolgar com o pensamento de um magnífico novo você saltando para fora da cama no dia 1º de janeiro, sem qualquer esforço.

Trate resoluções da mesma forma como faria metas e planeje-as. Como você está inscrito neste boletim você tem o meu ebook no estabelecimento de metas, então eu não vou reinventar a roda aqui e falar sobre o básico. O ebook tem maiores detalhes e você pode escolher as peças que funcionem melhor para você.

Pessoalmente, embora eu saiba que objetivos escritos tendem a ser mais bem sucedidos para a maioria das pessoas, eles não funcionam para mim. Eles criam uma sensação sufocante e eu resisto à estrutura a todo custo. Portanto, eu não escrevo meus objetivos. A verdade é que eu não tenho metas, por si só, eu apenas defino uma palavra-tema no início do ano e me concentro nela.

No passado eu usei ‘maximizar’ e ‘saúde’. A primeira vez foi a 2 anos atrás, quando eu senti que estava atuando na velocidade média e não expandindo o meu negócio como eu sabia que poderia e queria focar nisso. E no ano seguinte, um ano atrás, eu queria trabalhar para ter mais condicionamento físico, meditar mais e comer de forma mais saudável.

Isso é tão vago como você pode pensar, mas funciona para mim e isso é tudo o que importa – que é o meu plano! Então, se você sabe o que vai ser melhor para você – faça desta maneira. Contanto que não seja apenas que você não esteja evitando escrever seus objetivos quando sabe que isto poderia lhe ajudar a ter mais sucesso. Você sabe no fundo do seu coração o que é certo para você, então faça-o.

Há uma coisa que não é abordada no livro tão bem e se eu estivesse escrevendo ele agora eu com certeza o teria feito. A visualização é muito poderosa no treinamento do cérebro para aumentar a expectativa e se preparar para o sucesso. No entanto, há uma ressalva enorme. Pesquisas recentes sugerem que quando visualizamos que tudo corra perfeitamente, somos muito mais propensos a falhar em nossos objetivos do que se anteciparmos tempos difíceis.

Faz todo o sentido quando você pensa sobre isso. Se a gente só vê o sucesso e uma viagem suave, estamos exponencialmente menos provávelmente sendo capazes de lidar com os solavancos inevitáveis na estrada que vêm durante o trajeto para qualquer meta significativa. Portanto, dedique um tempo para pensar sobre o que poderia dar errado e decida como superar as não-conformidades e, em seguida, usar a visualização para ver a si mesmo superando os problemas.

O meu calcanhar de Aquiles era chegar à academia correndo contra o tempo, então eu coloquei isso no meu calendário como um compromisso. Com a minha prática de meditação eu sabia que o maior motivo de eu perder uma sessão é porque eu simplesmente esquecia. Como tal, eu tenho trabalhado em fazê-lo na mesma hora do dia todos os dias para que se construa um hábito.

Esta é apenas a minha maneira de antecipar o que pode me fazer tropeçar e lidar com cada coisa antes que aconteça, mas você pode ter completamente outros diferentes obstáculos. Eu tive uma cliente que queria parar de fumar. Ela sempre persistia na decisão por cerca de oito semanas e depois desmoronava. A última vez que ela parou (e eu gostaria de poder levar o crédito por essa idéia, mas foi criada por ela própria), ela marcou em seu calendário o período seguinte e na oitava semana anotou a frase “Este é o lugar e o momento onde vai ficar um pouco mais difícil continuar, mas isso é ok, porque vou ficar forte e lidar com isso”.

Isso foi cerca de 10 anos atrás e ela conseguiu o objetivo. Se você precisa de um mês para se planejar adequadamente para algum objetivo maior, então tire o olho do calendário e dedique um mês para planejar o como vai fazer. Ou se você precisa de apenas uma hora e pode começar amanhã, então faça isso. Esperamos que você tenha muitos e muitos anos pela frente e é mais importante que você se coloque em uma posição de sucesso do que se você definir resoluções porque é ‘essa época do ano “.

Saúde Tim
(*) http://www.adaringadventure.com/life-coaching/strange-truth-about-the-power-intention/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s