Coaching, GTD, Produtividade

Técnica AntiProcrastinação

Procrastination-Dinosaurs-Noahs-Ark-cartoon-273x300Muitas vezes você está assoberbado com dezenas de projetos, metas e tarefas, e a quantidade de objetivos lhe traz uma sensação de paralisia?

O excesso de coisas a fazer dificulta a concentração em cada coisa. Além do mais, imagens mentais de perfeccionismo podem atrapalhar a execução das tarefas, dividindo a nossa mente e bloqueando a criatividade e a capacidade de raciocínio analítico, essenciais para resolver problemas.

A melhor maneira de sair deste impasse é agir dia após dia, sem se importar tanto com a grande massa de objetivos, mas apenas com a execução do que foi escolhido para o momento, criando foco e reforçando o impulso de realização.

Mas como sair da armadilha da massa de “tenho que fazer”, cada uma clamando por atenção ao mesmo tempo? Tudo o que deseja é um simples método anti-procrastinação eficaz, para fazer tudo o que precisa ser feito, não é?

Sem muitas delongas, mostro abaixo um método simples, que pode salvar o seu dia. Ele consiste em ignorar qualquer outra demanda do que apenas a escolhida para o dia de hoje – focando na ação imediata que, aos poucos, varrerá da atenção consciente o excesso de pensamentos de preocupação com o futuro.

1 – Em primeiro lugar, você já listou todos os seus Projetos? Liste-os em uma folha de papel ou no computador, para ter a certeza de que não ficará preocupado, na hora de fazer, se está deixando alguma coisa importante para trás.

2 – Depois, identifique de forma sucinta as Próximas Ações (P.A.) de cada Projeto, isto é, as tarefas imediatas possíveis de serem feitas em cada um. Não detalhe tudo o que irá fazer – isso requer tempo e pesquisa prévia, e ficará para um momento de planejamento detalhado – que até poderia ser uma P.A. específica. Apenas saiba as primeiras ações que vão fazer aquele Projeto entrar em curso de execução.

3 – Depois, divida as P.A. em partes que não possam ser interrompidas. Costumamos chamar estas pequenas partes de “task block” (T.B.), em português, bloco de ação.

4 – Escolha três T.B.s importantes para hoje, devido à sua importância e urgência.

5 – Identifique períodos no dia de hoje que permita a execução de cada T.B. escolhido.

6 – Na hora escolhida, pare o que estiver fazendo e execute o T.B. previamente escolhido. Não interrompa este por nada (a não ser por um incêndio ou terremoto, é claro). Se precisar, desligue telefone, celular, música e se isole, avisando para não ser interrompido.

Recomendações

Não preencha cada segundo disponível. Este tipo de atitude cria pressão exagerada – uma tarefa costuma durar às vezes o dobro do tempo que costumamos estimar, e se colocarmos uma demanda excessiva, costumamos nos desmotivar.

Você fará muitas outras coisas durante o dia – rotinas, outras tarefas que houve vontade e oportunidade para fazer – mas o que é essencial é que a sua programação de seus T.B.s seja respeitada, no dia e hora escolhido.

Desta maneira desenvolverá um comportamento que, aos poucos, penetrará no seu inconsciente, criando um hábito antiprocrastinação. Experimente!

Para saber mais:

Evidências de que a procrastinação pode ser mais um hábito comportamental do que uma desordem profund de personalidade.

http://serendip.brynmawr.edu/bb/neuro/neuro02/web1/jmaryasis.html

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s