Coaching, Tomada de Decisão

Fast Coaching – encare a consequência, não o problema

Quer saber a melhor estratégia para solucionar o seu problema? Qualquer problema?

São alguns passos simples de entender, mas um pouco trabalhosos de executar. Aqui vão eles:

1 – deixe de encará-lo como um problema. Pense nele nem mais, nem menos, como uma ocorrência, um acontecimento, sendo parte de sua vida e, como tal, deve fazer o melhor possível para superá-lo. Ajuda fazer a si mesmo ou a si mesma a seguinte pergunta: “se isso tivesse acontecido com uma pessoa muito querida, o que eu diria para ela agora para que tivesse uma atitude positiva?

2 – não rotule a consequência do problema como o próprio problema. Isto é, coloque o  problema no passado e sua consequência no presente. E esta não tem culpa, é simplesmente a implicação do anterior.Pensar desta forma dissocia e despersonaliza a situação presente, tornando mais fácil analisar o que realmente acontece, sem cair em vitimizações. A consequência não é boa ou má. É apenas aquilo que deve lidar, a partir do que aconteceu. Seja um problema devido à ação de pessoas ou devido ao acaso, ele ocorreu no passado e você lida agora com as consequências fisicas, emocionais ou sociais, não com o problema inicial.

3 – divida as consequências em “o que pode mudar” e “o que pode aceitar”. Em cada uma delas, faça duas perguntas: “o que aprendi com o que aconteceu?” e “o que pretendo fazer de agora em diante?”. Terá,  com esta reflexão,  pelo menos quatro estrategias de ação.

4 – pense no resultado possível e viável que possa pensar em cada uma destas quatro estratégias. Isto é, você descartou o Acontecimento Passado, aprendeu com ele,  analisou a Consequência Presente e assumiu – tomou a decisão – de modificá-la para um Resultado Futuro. Este deve ser viável e realista, mas desejável a partir da consequência.

5 – decida qual é a PRÓXIMA primeira ação que possa empreender hoje para chegar no resultado que deseja. Não se preocupe com planos detalhados, mas pense todo dia no que pode fazer hoje para chegar aonde deseja.

Decore estes cinco passos simples. Muitas vezes vai requerer esforço para executar cada passo, mas eles vão te levar para a frente, impedindo que estagne em comportamentos pouco realizadores e sentimentos de  depressão, melancolia, raiva ou culpa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s