O mercado futuro do livro, com a ascensão do e-book

Estava conversando hoje com um amigo sobre a questão dos direitos autorais, , já que cada vez mais os livros publicados estão sendo rapidamente copiados e oferecidos em formato digital na Net, assim como aconteceu com as músicas e filmes.

Eu disse que isso é verdade, e principalmente com livros, por serem arquivos pequenos e de fácil manuseio, vai acontecer de forma muito mais rápida do que com música ou com filmes.

Em breve todo e qualquer livro será encontrável (existe essa palavra?) de graça, e todo e qualquer conhecimento será disponibilizado de forma universal.

E meu amigo objetou: “mas isso não vai inviabilizar a função do escritor? Qual é a motivação de escrever, se não vai ganhar dinheiro suficiente com isso”.

Eu respondi que isso iria diminuir o dinheiro sim, mas não impedirá a produção de novos livros. O que acontecerá é a democratização e a difusão cada vez mais fácil do conhecimento, à medida que todo celular se transformar em uma universidade e uma biblioteca praticamente infinita.

No entanto, a motivação para escrever um livro não deveria, e cada vez mais não será, apenas ganhar dinheiro com a multiplicação das cópias vendidas. Um livro vêm ao mundo por um desejo imperioso do autor de expressar suas ideias.

O que queremos é que o conhecimento humano seja de domínio universal. Só assim os problemas causados por intolerância, ignorância, radicalismos e diferenças culturais serão mais facilmente superados.

Se a motivação é principalmente financeira, é melhor mesmo que este livro não seja publicado. Mas se for para expressar uma ideia, correta ou equivocada, patrocinada politica e economicamente ou independente e inovadora, vale a pena ser escrito.

Quando a idéia exposta no livro é boa, vai se disseminar, pois todos terão igualmente a chance de ter acesso à ela. Se for ruim, será contra-atacada, por um livro ou um artigo de igualmente fácil acesso, e as ideias, de forma darwiniana, tenderão a melhorar cada vez mais rapidamente.

Os livros sectários, patrocinados por organizações escusas, serão mais facilmente desmascarados, antes que sejam usados por gerações e assim moldem crianças facilmente sugestionáveis. E os livros que permitem a abertura da mente serãos os vencedores, e toda a humanidade ganha com isso.

Um autor se tornará famoso e prestigiado se seus livros forem bons – e o fato de serem gratuitos ajudará a se tornar mais rapidamente famoso e prestigiado. E ganhará dinheiro através de apresentações, entrevistas, palestras, aulas e, também, relatórios e estudos de consultoria pagos, no caso de livros técnicos e de negócios.

No caso de livros de ficção, o seu site de download sobreviverá de anúncios, doações e publicações especiais para associados (ou antecipações de livros, da mesma forma como o cinema sobrevive antecipando filmes, que meses depois chega à televisão, netflixes e redes à cabo e às quase finadas videolocadoras). Também pode dar palestras e cursos.

O mercado vai mudar, sim, e o produto “livro” ficará mais complexo para venda, à medida que os meios de distribuição atuais – editoras, livrarias, sebos – enfrentam a internet e a onda de e-books. Mas não vale a pena chorar por esta mudança. Vale a pena contemplar o mundo melhor que virá, graças a isso.

Como será mais fácil combater a intolerância, quando todos conhecerem muito bem o outro? Como será mais fácil combater o sectarismo, quando as diversas opiniões serão facillmente comparadas? Mais facilmente nos preparemos para abolir os nacionalismos, e passar a pensar como Terrenos, ou Terráqueos, e não como brasileiros, americanos, indus, alemães, árabes, israelenses ou outras nações quaisquer. Também não seremos facilmente definidos por crenças e culturas, com o conhecimento de todas.

O Conhecimento trará a paz na Terra de forma mais fácil e indolor do que qualquer guerra, preventiva ou de defesa jamais conseguiu.

Deixe um comentário

Arquivado em Coaching

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s