Aprendizagem, informações, Informatica

O futuro do livro está no blogue

Alguns aqui já sabem que estou deixando de comprar livros em papel e experimentando comprar apenas livros digitais. Por questões ecológicas e de praticidade, acredito que o livro em papel deverá mesmo ser substituido pelo livro digital, malgrado o fato de que sempre terá uma existência complementar, como artigo de presente e decoração.

No entanto, passei a usar vários aplicativos no tablet que lêem blogs e revistas, além de livros. E cada vez mais me convenço que as pessoas estâo se acostumando a ler textos menores, mais fragmentados.
Mais uma ou duas gerações e a leitura de grandes compêndios ao que parece não será mais habitual – textos de 30 a 60 paginas possivelmente oferecerão o conhecimento, de forma mais fragmentada, e os hiperlinks para consulta futura e os mecanismos de pesquisa, quando necessários, complementarão a informação.

As pessoas de minha geração deploram esta superficialização do conhecimento, mas a quantidade de dados hoje em dia já é tâo grande que considero isso irreversível. O conhecimento será ainda acessível (possivelmente ainda mais do que jamais foi) e a rapidez de obter algum dado crítico será bem suprido com o aprendizado da forma correta de se usar os softwares de pesquisa.

Contudo, o que quero ressaltar é que isso significa o ressurgimento dos blogues especializados. Hoje em dia, usando um aplicativo agregador de informação, leio um blogue da mesma forma como leria um livro, sendo cada post como um capítulo. Se o blogue o fizer, posso ter índice, glossário, tudo igual ao livro. E com a banda (mais ou menos) larga já suficientemente disponível, posso ter uma biblioteca praticamente infinita… A leitura em blogues é mais fácil, limpa e pesquisavel que em sistemas unificados de mídias sociais, pode ser aprimorada e atualizada com baixo custo e pode ser também replicada para leitura offline.

Quer escrever um livro – publique-o primeiro em capítulos em um blogue tal como o WordPress ou o Blogger. Em breve poderá monetizar a leitura dele, seja com anuncios, doações ou versões em PDF ou impressas, para os leitores éticos. É a melhor forma de se divulgar como escritor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s