Pensamento Positivo é sempre para o nosso bem?

Em uma discussão no Orkut, uma pessoa questionou se poderíamos pensar algo de forma positiva e isto ter nos trazido resultados negativos. Isto é, ter obtido alguma coisa e isto depois foi prejudicial. Existe ou não um “filtro espiritual” que nos faça apenas obter o que é bom e útil para nós, quando visualizamos algo?

Existe, nestas discussões metafísicas, o conceito muito difundido de que “o Universo sabe o que é bom pra gente”. Inclusive vários praticantes de pensamento positivo dizem que, quando mentalizarmos, ou fizermos afirmações onde pedimos determinadas coisas, colocar no final “isso ou algo melhor”. E isso garantiria que não conseguiríamos algo inadequado para nós.

Este conceito muito difundido que o Universo pode saber e escolher o que é melhor para a gente para mim foi inventado por gente preguiçosa, que não queria fazer muita força para descobrir o que realmente manifestar na vida. É o pensamento por trás da frase “deixa a vida me levar…”.

Podemos, sim, ter expectativas positivas e confiar que as sincronicidades podem nos ajudar. Mas isto não significa deixar de pensar sobre o que se quer, e descobrir exatamente como conseguir isso.

Viver só pelo acaso é viver com meio cérebro, pois uma parte de nossa mente é planejadora e uma parte é intuitiva. Precisamos pensar e decidir, além de intuir e sentir, para poder agir de maneira completa. Precisamos colher informações e escolher, não só seguir presságios e indícios.

O Universo pode conspirar e cooperar conosco. Mas isto não significa que vai decidir tudo por nós. As palavras “cooperar” e “conspirar” são usadas nesta acepção como sinal de participação, não de tomar a frente e nos guiar.

Até os presságios e intuições costumam só acontecer para pessoas que se prepararam árduamente, pesquisando e estudando com o máximo de esforço possível. Só depois que fizeram a sua parte é que o acaso ou a sincronicidade auxiliou, seja em uma coincidência ou em uma inspiração.

O conceito básico por trás das técnicas mentais é: se queremos ou tememos algo intensamente, criamos forças que atrairão isto para nós. Ora, se tememos isso, mesmo assim o atraimos. E, se nada pensamos a respeito, estaremos cooperando com os outros, que possivelmente já pensaram a respeito, e assim provavelmente manifestaremos em nossa vida aquilo que os outros decidiram. É simples assim.

Por isso que é importante refletir bastante sobre se o nosso desejo está, verdadeiramente, alinhado com os propósitos de vida mais altos e, depois, seguir a Intuição.

Eu sei por experiência própria, pois aprendi as técnicas de Visualização Criativa a muito tempo – que não é nada mais do que O Segredo, ou a Lei da Atração, ou o Fator de Atração, ou a Criação Mental deliberada, ou Imaginação Criadora, ou outro nome qualquer que quiserem lhe chamar. E muitas vezes consegui o que desejei, somente para descobrir que não queria exatamente aquilo.

É necessário muita reflexão para se descobrir o que realmente se quer. Eu sintetizei isto em oito passos para se analisar e alcançar o que realmente se quer.

O primeiro passo é descobrir aquilo que se teme, isto é, os Desejos Negativos que estão dentro do coração. Entender este desejo negativo permite que nós o dominemos e compreendamos o que eles querem mostrar para nós. Atrás destas emoções de insatisfação pode estar oculto aquilo que realmente desejamos.

O segundo passo é transmutar o Desejo Negativo em um Desejo Positivo. Não é só inverter para o oposto, mas saber exatamente onde se está e decidir para onde se quer ir. Lembre-se do sapo, que pulou da frigideira para o fogo, somente pensando que o importante era sair de onde está… Deve-se meditar, refletir, pesquisar e descobrir aquilo que se quer, e se comprometer com isso.

O terceiro passo é descobrir (ou escolher) o verdadeiro Propósito de Vida. E alinhar cada um dos desejos do seu coração a este propósito. Se quer saúde, é para servir a este Propósito. Se quer prosperidade, é para este propósito. Se quer amor, felicidade, companheirismo, até sexo, é tudo porque isso é necessário para harmonizar você como pessoa, e facilitar que alcance o verdadeiro própósito. O propósito é uma contribuição real que deseja fazer para o mundo, aquele diferencial que deseja manifestar, uma realização, seja a criação de alguma coisa, qualidade manifestada, experiência vivida, condição externada ou exemplo a ser seguido.

O quarto passo é alinhar as suas Crenças Capacitantes (crenças que lhe transmitem confiança e poder) e demolir as suas crenças limitantes (idéias preconcebidas de limitação). Isso exige reflexão, pois estas crenças são baseadas em sua história passada, experiência pessoal, ensinamentos de outras pessoas e também em várias idéias errôneas e opiniões absorvidas, desde que era criança…

O quinto passo é desenvolver um Entusiasmo Consciente pelo que se deseja, através do uso das práticas de imaginação criativa, tais como visualização, afirmações, roteiros mentais, jogos motivadores, tais como o do quadro, da caixa mágica ou outro qualquer, e também desenvolvendo um sentimento de gratidão e confiança e capacidade de doação.

O sexto passo já pertence a uma esfera mais inconsciente. Fazendo bem feito as etapas anteriores, aguarde pacientemente que se desenvolva em você uma Expectativa Positiva, proveniente do inconsciente, de que o seu objetivo está ativo, mesmo que ainda não manifestado.

O sétimo passo é entrar em uma atitude contemplativa, aguardando a Intuição Metafísica, interior, que esta lhe oriente como proceder para contribuir para a concretização de seu objetivo. Não confundir este tipo de intuição com a intuição mental, que provém do seu cabedal de conhecimentos subconscientes.

O oitavo passo é entrar em Ação Harmoniosa, isto é, seguir a própria Intuição e fazer sempre a pergunta a si mesmo: “qual é a Próxima Ação que devo realizar neste momento para obter o meu Desejo Mais Importante Agora?”. Alinhe-se com o seu Eu Interior e sempre conseguirá os seus desejos mais corretos, dignos, puros, justos e bons, e nunca se arrependerá de nada.

Deixe um comentário

Arquivado em Visualização

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s