Visualização pode atrair dinheiro?

Recentemente uma pessoa me fez, por e-mail, uma pergunta sobre se é possível utilizar as técnicas de Visualização Criativa para atrair dinheiro.

Pessoalmente não recomendo exercícios mentais específicos para atrair dinheiro. Dinheiro é um sistema virtual de trocas; nele trocamos coisas por demais subjetivas para permitirem serem bem contadas: atendimentos, lazer, viagens, bem como conforto, beleza e alegria. Também utilizamos o dinheiro para facilitar a permuta de coisas que podem ser contáveis, mas que são difíceis de serem permutadas de forma direta, tal como um sanduíche do Bob´s, uma pipoca na esquina ou outras coisas quaisquer.

Porisso, dinheiro, em si, não é algo real. É apenas um número. Algumas pessoas utilizam as técnicas de O Segredo para se visualizarem recebendo notas, muitas notas. Isso é essencial? Não, não é. Também funcionaria com cheques, ou com a visualização de um bom saldo em banco? Provavelmente funcionaria – ou não funcionaria – da mesma maneira.

Então, o segredo (do Segredo) não está aí. Não é “atrair dinheiro” e sim saber exatamente o que se gosta e se quer fazer e transformar isto em algo permutável – e em nossa sociedade se permuta isso através do dinheiro.

Sempre recomendo que se utilize as técnicas de Visualização Criativa para potencializar a busca do Sucesso. No entanto, o primeiro passo para isso é uma auto-reflexão, e não uma visualização.

Devemos refletir o que é o Sucesso para nós e como saberemos quando o tivermos alcançado. Quais são os sentimentos que queremos que ele nos desperte e como exatamente queremos agir, fazer, perceber e reagir nas situações de Sucesso. Escrevamos estas coisas todas e assim teremos uma base sólida sobre a qual lastrear nossas imagens mentais.

Invistam um bom tempo em descobrir o que fazer da vida. Este é o melhor exercício para o sucesso e, por conseguinte, para atrair dinheiro.

Recomendo, para auxiliar nesta reflexão, que tracem um plano detalhado de como quer conseguir o que escolheram para a vida. De que adianta Visualizar sem um Plano? Se visualizarmos sem ter um plano de ação, uma parte de nossa mente poderá duvidar de nossas imagens mentais. Assim, tracem um Plano primeiro.

Podemos seguir esta imagem:
Transformando Sonho em Realidade

Isto é, primeiro se cria um Sonho, depois elaboramos um Projeto para implementá-lo, depois traçamos um Plano específico e começamos a executá-lo e depois avaliamos a Rrealidade consequente de nossas Ações Diárias, corrigindo o que for necessário no Plano e até no Projeto e em seu Sonho, até conseguir algo satisfatório.

E quando visualizar? Em todas as etapas. Visualize enquanto cria um Sonho, primeiro sonhando que terá um bom Sonho, um bom ideal de vida, e depois sonhando os detalhes do Sonho. Depois visualize o seu Projeto, e detalhe-o o melhor possível. Depois visualize o seu Plano, considere mentalmente se está agindo pelo melhor. E, por último – bem, não exatamente por último, pois a vida não para enquanto você está planejando, e muitas vezes você precisa começar por aqui – visualize os resultados reais do que está desejando, e se imagine corrigindo e acertando o que deu ou pode dar errado, e sentindo muita confiança com isso.

Sobre confiança, sugiro que reflitamos sobre esta imagem:
Ser, Fazer e Ter

Esta imagem diz para se começar de dentro para fora. Não adianta querer se sentir realizado – isto é, imaginar-se e acreditar que tem muito dinheiro – se primeiro não se mudou o interior. Comece de dentro, sentindo-se uma pessoa que merece ter dinheiro. Isto é, construa, com imagens mentais, uma boa Auto-Imagem. Depois, trabalhe em seu nível de Fazer, aprendendo a sentir auto-confiança de que é capaz de fazer coisas que vão lhe trazer dinheiro. E, por último, trabalhe no nível do Ter, que é o nível mais externo, visualizando que esta auto-imagem e esta auto-confiança vão se refletir no mundo exterior, em uma verdadeira auto-realização. Você pode usar afirmativas positivas e imagens mentais de sucesso em todas as etapas deste processo. Não adianta muito lhe dar frases ou imagens prontas. É mais útil que crie as suas próprias. O importante é persistir e trabalhar na ordem certa, de dentro para fora.

Também vale a pena lembrar que tudo que conseguimos na vida é através da aplicação de nossos cinco recursos básicos: Tempo, Dinheiro, Esforço, Conhecimento e Atenção.

Se quiserem aprender mais sobre isso, leiam este meu artigo aqui:
Os 5 Recursos da Vida

A visualização nos auxilia a focar a nossa Motivação e a nossa Atenção. Também auxilia na potencialização do uso do Esforço e do Conhecimento. E, até, através das leis insondáveis do Universo, estudadas pelo Segredo, pode reduzir a aplicação do Tempo e do Dinheiro… Mas não é crível que consigamos as coisas de graça. Reflita sobre isso e mãos à obra!

Grande Abraço e Sucesso!
Antonio Azevedo

Deixe um comentário

Arquivado em Coaching, Visualização

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s