Criatividade, Reuniões, Tomada de Decisão

O que é Synectics?

syn-ec·tics \ si-‘nek-tiks \ Cooperação de grupos multidisciplinares para resolução estruturada de um problema.

Synectics é uma ferramenta de resolução de problemas baseada na cooperação de um grupo de especialistas – de experiência e conhecimento diferenciados – para resolver de forma estruturada um problema de um cliente.Uma metodologia desenvolvida desde 1960, seu início deve-se aos esforços de desenvolver ferramentas de Solução de Problemas eficazes para os sofisticados desafios tecnológicos do século vinte.

Criar idéias novas é vital para a competitividade das empresas modernas, ainda mais hoje, onde a informação é a principal moeda de troca. Várias empresas são apresentadas a metodologias sofisticadas ou a “ovos de Colombo”, tais como o Pensamento Lateral (Bono), Estratégia Disney, Brainstorming, CPS, SWOT. Tais técnicas buscam principalmente gerar idéias, descurando do fato de que a sua implementação é consequência do comprometimento que as idéias tem na equipe.

Uma visão mais criteriosa da adaptação das ideías à realidade é importante, para que efetivamente se encontre a diferença entre os métodos usuais e a abordagem usada nos Seminários e Workshops de Criatividade e Inovação de Synectics.

Synectics engloba diversos ferramentais das técnicas de Tomada de Decisão, Criatividade e Solução de Problemas. É baseado no conceito de que todos somos capazes de gerar idéias novas, e todos dispõem de visões diferenciadas e potencialmente úteis, se formos capazes de integrar as várias percepções. E precisamos urgentemente gerar idéias novas, além de avaliá-las de maneira consistente, para que os grupos de trabalho se tornem eficientes e competitivos.

Apesar disto parecer óbvio, a maioria dos métodos usados para executar estas tarefas ainda é aplicado nas organizações de forma ingênua, quase mágica, na vã esperança de que um elemento sozinho possa arrostar todo o sistema. O ambiente de grupo é normalmente estéril à germinação de idéias novas, na maior parte das culturas organizacionais. Ou, às vezes, permite a germinação, mas não o enraizamento das novas idéias…

Para superar isso a Synectics privilegia o comportamento de grupo e a boa comunicação dentro dele. Técnicas especiais para reconhecimento dos papéis do grupo são aplicadas e reconhece-se a importância de separar as funções dos elementos do grupo de suas personalidades individuais.

Depois os participantes são treinados em variadas técnicas de análise de informações e tomada de decisão. Mostrando os prós e os contras de cada uma, é demonstrado que a maioria das abordagens para tomar decisões deve levar em conta também o lado emocional dos participantes e a personalidade da organização.Por último são praticadas várias técnicas de Criatividade e Análise de Soluções. O processo, estruturado como um todo, é conhecido como Synectics.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s